No dia mundial do ambiente, que assinalou-se hoje, 5 de Junho, o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu a todos presidentes de todos países, a proibirem a fazerem publicidade das empresas de combustíveis fósseis.
Para António Guterres, todos meios de comunicação social e às empresas de tecnologia para que deixem de aceitar publicidade de combustíveis fósseis.”
“Os combustíveis fósseis não estão apenas a envenenar o nosso planeta – eles são tóxicos para a vossa marca”, disse o secretário-geral das Nações Unidas.
Por outro lado, muitos das indústrias dos combustíveis fósseis têm feito uma lavagem verde descarada, ao mesmo tempo que tentam atrasar a ação climática – com lobby, ameaças legais e campanhas publicitárias maciças, lê-se o site da ONU
O responsável das nações unidas, avança ainda, essas empresas têm sido ajudadas e incentivadas pelas agências de publicidade e de relações públicas.
No entanto, peço a estas empresas para que parem de agir como facilitadoras da destruição do planeta, parem de aceitar novos clientes do setor de combustíveis fósseis a partir de hoje, e estabeleçam planos para abandonar os clientes atuais.” alerta Guterres.