Membro do departamento de Segurança e Protecção das Nações Unidas, morri em Gaza e outros ficaram feridos em um ataque a veículo que o transportavam, nesta segunda feira, quando viajavam para Hospital Europeu em Rafah.
“O representantes da onu, estavam a bordo de um veículo da organização, onde foram atingido”.
Antonio Guterres, condena esses todos os ataques ao pessoal da ONU, apelando ainda uma investigação completa, para o esclarecimento do assunto.
“Com o conflito em Gaza continuando a ter um pesado impacto – não apenas sobre os civis, mas também sobre os trabalhadores humanitários – o Secretário-Geral reitera o seu apelo urgente para um cessar-fogo humanitário imediato e para a libertação de todos os reféns”, disse ele .
Questionado pelos jornalistas, o Sr. Haq disse que a ONU ainda estava a recolher informações sobre o incidente. Mais tarde, confirmou que o pessoal de segurança morto era um membro do pessoal internacional, marcando a primeira morte deste tipo na ONU no conflito de Gaza.
Separadamente, a agência da ONU para os refugiados da Palestina, UNRWA, informou que outro dos seus funcionários foi morto no fim de semana, elevando o número total de funcionários mortos para 188.
O oficial sênior de projetos de 53 anos foi morto no domingo em um ataque israelense na cidade central de Deir Al-Balah, após deixar Rafah.