Mil milhões de pessoas para a economia digital, é a meta atingir até 2025, que a gigante empresa de tecnologia de pagamento MasterCard e a empresa angolana inovadora em tecnologia financeira Paypay, prometem atingir em África, e poderão ainda, transformar serviços financeiros, de forma a facilitar o envio de fundos aos utilizadores em todo continente berço.
O anúncio surge em um memorando assinado recentemente, pelo director da Mastercard para África austral, Gabriel Swanepoel, e director executivo da Paypay, Wilson Ganga.
Para o director nacional da Mastercard para a África Austral, Gabriel Swanepoel, referiu que esta colaboração da Mastercard com a Paypay reforça o nosso compromisso em fornecer soluções financeiras inovadoras que promovam a inclusão financeira e impulsionem a PAGE 2 transformação digital.
“Os serviços transfronteiriços são a principal prioridade da Mastercard. Estamos inabaláveis no nosso compromisso de fornecer um único ponto de acesso para que pessoas e empresas enviem dinheiro de forma segura e confiável”, salientou.
“Ao trabalhar em estreita colaboração com a Paypay, pretendemos elevar o acesso aos serviços financeiros, garantindo envios de fundos e transações simples e seguras de que possam fundamentalmente melhorar vidas e impulsionar o progresso económico”, assegurou Gabriel Swanepoel.
Entretanto, para director executivo da Paypay, Wilson Ganga, parceria com a Mastercard, líder global em pagamentos, representa um marco transformador para a sua instituição.
“Esta aliança acelera a nossa missão de fornecer soluções financeiras inovadoras e acessíveis em África. Estamos bem-posicionados para um crescimento significativo e prontos para produzir um impacto profundo no panorama financeiro”, afirmou Wilson Ganga.
Esta colaboração, finalizou o director executivo da Paypay, está em vias de estabelecer um novo padrão para os serviços financeiros, impulsionando o crescimento económico e a transformação digital em todo o continente, alinhando-se com o compromisso de inclusão financeira da Mastercard para 2025.
Recorde-se que, em 2021, África Subsaariana recebeu aproximadamente 49 biliões de dólares em
remessas, de acordo com um estudo do Banco Mundial sobre Migração e Desenvolvimento.
Outros estudos de apoio, de um relatório de 2022 da Mastercard sobre pagamentos sem
fronteiras, destacam a importância das remessas transfronteiriças.
Os resultados deste relatório revelaram que quarenta por cento (40%) dos consumidores que enviaram um pagamento transfronteiriço em 2021, partilharam que os membros da família que vivem no estrangeiro não teriam sobrevivido financeiramente sem a recepção dos fundos.