Mais de 400 pessoas reuniram-se recentemente, à volta do Imbondeiro para ouvir a Estórias contada pelo escritor José Luís Mendonça, no centro de ciências de Luanda.
Para José Luís Mendonça, o título das Estórias no Imbondeiro, é porque o Imbondeiro é uma árvore sagrada que tem muita sacralidade dentro dela, os povos acreditam que o Imbondeiro tem uma deusa que habita lá dentro, ou deuses,
O escritor avança ainda que, as línguas nacionais, e porque as histórias eram contadas nas línguas nacionais, agora estão traduzidas em português, mas mesmo assim, têm lá alguns elementos linguísticos das línguas nacionais e têm a forma e o modo de ver a vida dentro dos povos, grupos etnolinguísticos que a Angola tem, e isso é que é interessante.
Por outro lado, José Mendonça adianta ainda que, os instrumentos de trabalho, as relações entre as pessoas, mesmo quando são animais a falar e a intelegir as fábulas, há ali algo que tem a ver com a própria sociedade, em questões da amizade, do amor, as questões do casamento, as questões da lealdade, quer dizer, aqueles princípios morais vitais da sociedade angolana.
Gostaria que os pais ficassem atentos a essas histórias, para que as crianças pudessem livrar-se por uma hora dos ecrãs da televisão e dos telemóveis e vão passar a ouvir coisas, a ouvir histórias, disse.
No entanto, é muito bom que as crianças em casa ouçam também os pais a contar histórias, em vez de ser uma vez por mês, talvez duas vezes por mês.