Gravidez precoce, aumento da criminalidade, a falta de hospitais, água potável, saneamento básico e de infraestruturas escolares para as crianças e jovens, são os maiores problemas que vivem os munícipes do bairro Calemba dois, município do Kilamba Kiaxi, em Luanda.
Para José Kissenguele, morador a mais de 18 anos, diz que o aumento de gravidez precoce, é por falta de escola para essas crianças estudarem, destaca que ausência dessas infraestruturas educacional, tem sido também uma das maiores causas de aumento de criminalidade juvenil na referida zona.
Quando uma criança ou jovem não tem ocupação, a primeira coisa a fazer é refutar-se no crime para os rapazes, e para as raparigas é namorando, como consequência é o surgimento de gravidez precoce, disse.
Por outro lado, os moradores, avançam ainda a falta do líquido precioso que é a água potável, denunciando ainda que, muitos dos seus vizinhos a optarem pelo garimpo com apoio de trabalhadores da maior empresa de distribuição de água n cidade capital, EPAL, tornando a maior prática diária, acabando em prejudicar aqueles que não conseguem, e não terem a possibilidade e experiência do mesmo acto.
No entanto, os munícipes pedem a presença do governador de Luanda Manuel Homem, e da administração municipal do Kilamba Kiaxi.