A situação de carência, enfraquece o bolso do cidadão na compra de um produto, para isso, precisa associar-se a uma ou mais pessoas por não conseguir adquirir bem alimentar sozinho.
Está-se perante o fenómeno sócia” já que a maioria dos clientes que ocorrem nos armazéns e lojas de venda de produto da sexta básicas são mulheres” que começou em Luanda em que espalhou-se por todo país.
Este fenómeno tornou-se o ganha pão para certas senhoras, que procuram juntar pessoas interessadas na compra do mesmo produto, a ser dividido por parte iguais para cada sócia que por sua vez contribuem com uma quantia monetária para angariadora, que no final do dia leva alguma coisa para sobrevivência das suas famílias.
É o caso da senhora Mariana Domingos, residente em luanda,
A situação de alta dos preços dos produtos, é muitas vezes referenciadas por consumidores, que recorrem ao fenómeno sócia para conseguir comprar metade ou menos de metade de cada género alimentar que antes tinha capacidade de adquirir por inteiro, como disse o senhor Fernando Valente também residente em Luanda.