More
    HomeSAÚDEAngola pode vir enfrentar maior risco de refinanciamento em 2024

    Angola pode vir enfrentar maior risco de refinanciamento em 2024

    Angola pode vir enfrentar maior risco de refinanciamento neste ano de 2024, indica o documento em que jornal de Angola teve acesso, dando ainda a possibilidade de o Tesouro vir a enfrentar custos mais elevados para obter financiamentos, na medida em que a dívida especificamente de curto prazo está a vencer.

    Este risco está sensivelmente relacionado com o perfil de vencimento da Dívida Pública, lê-se.

    O documento realça ainda que, à dívida interna, a maturidade média da carteira é de aproximadamente três anos. Contudo, em termos de maturidade contratual, este número ascende para seis anos, ao passo que a dívida externa tem uma maturidade média residual da carteira de quase nove anos.

    Por outro lado, o Plano Anual de Endividamento de 2024 apresenta factores que comprometem a consecução, com destaque para o considerável comprometimento das receitas fiscais ao pagamento do Serviço da Dívida Governamental, dificuldade de captação de recursos devido à concorrência com os títulos emitidos pelo Banco Central.

    por outra, a limitação da base de investidores, aumento das taxas de juros nos mercados internacionais, dificuldade em obter novos financiamentos, devido à exposição ao risco do país, completam a lista.

    No entanto, o Executivo reconhece que o Plano de Endividamento de 2024 assenta num volume desafiante de captação de dívida interna, considerando o nível de liquidez e a base de investidores limitada no mercado de Títulos, que representa a maior fatia do financiamento interno, comparando a previsão de receitas face aos serviços da dívida, existe uma forte preocupação no que se refere ao risco de liquidez.

     

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Must Read

    spot_imgspot_img
    Verified by MonsterInsights